terça-feira, 2 de maio de 2023

 


Já ouvi muitas vezes que a vida é como um jogo de ping-pong: uma bola vai e vem, e assim se segue. E a verdade é que, de certa forma, é assim mesmo. Nós recebemos coisas boas e ruins ao longo da nossa jornada, e é preciso ter coragem para lidar com ambas.

No entanto, acredito que a coragem verdadeira não está em revidar um golpe que recebemos, mas sim em perdoar e seguir em frente. É fácil ficar com raiva e querer se vingar quando somos feridos, mas isso não nos faz bem. A dor que sentimos muitas vezes só aumenta quando cultivamos sentimentos de ódio e rancor.

Por isso, acredito que a verdadeira coragem está em perdoar e esquecer. É preciso ter força para deixar o passado para trás e seguir em frente, sem carregar o peso do ressentimento e da mágoa. É preciso ter a coragem de perdoar aqueles que nos feriram, mesmo que eles não peçam desculpas ou que não mudem suas atitudes.

Eu sei que pode parecer difícil, e muitas vezes é. Mas a verdade é que o perdão é uma escolha. É uma escolha que fazemos em benefício próprio, para nos livrarmos do peso das emoções negativas e seguir em frente com leveza e paz interior.

Eu não sou perfeito e já passei por muitas situações em que foi difícil perdoar. Mas aprendi que o perdão é libertador, e que é possível encontrar a coragem para perdoar e esquecer. É preciso ter coragem para deixar o passado para trás e abrir espaço para um futuro melhor. E eu espero que, ao escolher perdoar, eu possa inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Estou aqui!

  No meio das voltas e reviravoltas, aqui estou eu. Mesmo quando a vida parecia virar as costas e os supostos "amigos" desaparec...