terça-feira, 12 de março de 2024

O silêncio do coração

 


Ao acordar, olhei ao redor e me deparei com a quietude do meu quarto. A luz do sol penetrava pelas frestas da janela, pintando o ambiente com tons opacos. Nesse instante, lembrei-me das palavras de um velho amigo: "Ninguém sabe o que a gente leva dentro do coração."

Essa frase ecoou em minha mente, ressoando como um mantra. É verdade, pensei. Por mais próximos que sejamos de alguém, nunca conhecemos verdadeiramente o que se passa dentro de seus corações e mentes. Somos seres complexos, repletos de sentimentos que carregamos como bagagem ao longo da vida. Alegrias, tristezas, dores, medos, esperanças... uma infinidade de emoções que moldam quem somos.

Lembrei-me também das vezes em que permiti que pequenas mágoas e desentendimentos afastassem pessoas queridas. Quantas vezes criei barreiras por orgulho ou ressentimento, apenas para perceber mais tarde que nada daquilo importava...O tempo é tão precioso, e muitas vezes o desperdiçamos em discórdias fúteis.

É nas pequenas coisas que reside a essência da vida. Um sorriso compartilhado, um abraço apertado, uma palavra de carinho... gestos simples que podem fazer toda a diferença. Refleti sobre todas as vezes em que deixei de dizer às pessoas o quanto as amo, o quanto são importantes para mim. Como é fácil cair na armadilha da rotina e esquecer de expressar nossos sentimentos mais profundos.

Pai, mãe, irmãos, familiares, amigos... todos merecem saber o quanto são amados. É preciso quebrar o silêncio e deixar transbordar o que sentimos em nosso interior. Afinal, o amor é a essência da vida, a força que nos impulsiona a seguir em frente mesmo nos momentos mais difíceis.

Diga a quem é importante para você o quanto a admira e o quanto é grato por todo carinho, compreensão, cuidado. Expresse todo o amor e gratidão que sente. E prometa nunca mais se deixar levar por desavenças que possa de  afastar das pessoas. Porque no final das contas, o que realmente importa não são as coisas materiais ou as conquistas mundanas. O que verdadeiramente importa são os laços que cultivamos, as relações que construímos, o amor que compartilhamos. E é esse amor que nos mantém vivos, que dá significado à nossa existência.

Que possamos sempre lembrar que, por mais que tentemos esconder o que levamos dentro, é esse interior que verdadeiramente nos define. E é nele que reside a nossa verdadeira essência, o nosso verdadeiro eu.

Nenhum comentário:

Estou aqui!

  No meio das voltas e reviravoltas, aqui estou eu. Mesmo quando a vida parecia virar as costas e os supostos "amigos" desaparec...